Resistência Arco Íris

Resistência Arco-Íris

Notícias

"A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio de seu Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça, realiza no dia 29 de junho (terça-feira), das 10h às 12h30, o encontro virtual Orgulho LGBTQIA+: a educação em tempos de resistência, em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (28/6). O evento, idealizado pelo Grupo de Trabalho sobre Diversidade (GT Diversidade) do Comitê, tem como objetivo fortalecer a importância do respeito e da equidade com base em gênero e diversidade sexual e reforçar o compromisso institucional com esta causa."

Acesse a matéria completa em: https://portal.fiocruz.br/noticia/fiocruz-realiza-evento-pelo-dia-do-orgulho-lgbtqia

Fechando o primeiro ciclo de lives de seu componente comunitário, na próxima terça-feira, 15 de junho de 2021, às 19 horas, o ImPrEP abordará “Estratégias de educação de pares para populações periféricas”. O encontro virtual  ocorrerá  via página do estudo no Facebook (@imprepbrasil), tendo como palestrantes principais os educadores e educadoras de pares (EPs) do ImPrEP, em mais uma realização em  parceria com a Aliança Nacional LGBTI+.


O encontro terá a  mediação dos  coordenadores comunitários para as populações HSH e trans do ImPrEP, Júlio Moreira e Alessandra Ramos, e debaterá temas como as estratégias e abordagens utilizadas pelos EPs que lidam com populações de HSH, travestis e pessoas trans moradoras de periferias;  como cooperar com organismos e grupos locais para expandir conhecimento acerca da prevenção combinada; de que forma lidar com sentimentos de baixa autoestima ou desesperança quando a tecnologia da PrEP e da prevenção combinada é apresentada  a esses públicos; quais as estratégias para dar continuidade ao contato com as populações mais vulneráveis; oferta de outros serviços na perspectiva da saúde integral, como apoio jurídico, encaminhamento para instituições, assistência social etc.

Para assistir às lives já realizadas (“A estratégia da educação de pares”, “Ativismo na luta contra a Aids”, “PrEP e pessoas trans”, “PrEP e HSH”, “Redução de danos e chemsex – sexo químico”, “Autotestagem de HIV como estratégia de prevenção combinada” e “Criação de ambiente favoráveis nos serviços de acolhimento da população LGBTI”), basta acessar o Canal ImPrEP em www.imprep.org ou acessar a conta do projeto no YouTube (projeto ImPrEP INI/Fiocruz).


Texto de Comunicação ImPrEP

 

estrategias dandarah

“Autotestagem de HIV como estratégia de prevenção combinada” é o tema da próxima live ImPrEP, que  vêm acontecendo desde novembro de 2020, tendo os educadores e educadoras de pares (EPs) do estudo  como protagonistas. Além da importância do tema em si, essa live marca o início da parceria com a Aliança Nacional LGBTI+ (aliancalgbti.org.br), que atua na promoção e defesa de direitos humanos e de cidadania dessa comunidade, nesse projeto de encontros virtuais.

 A live, que ocorrerá na terça-feira, 13/4/2021, às 19h, via página do ImPrEP no Facebook (@imprepbrasil), mais uma vez  contará com a mediação  dos  coordenadores comunitários para as populações HSH e trans do projeto, Júlio Moreira e Alessandra Ramos. Na pauta, questões como desafios e benefícios  do autoteste de HIV, formas de criar estratégias para incluir a noção da testagem dentro da perspectiva de prevenção combinada e como o EP pode ser fundamental no vínculo do usuário com os serviços de saúde, no sentido de sanar dúvidas, aconselhar, dar suporte emocional e encaminhar para tratamento do HIV, se necessário. 

Outros assuntos e datas previstos para as lives ImPrEP 2021:  Criação de ambientes favoráveis (18/5) e Estratégia de educação de pares para populações periféricas (8/6). Para assistir às lives já realizadas (“A estratégia da educação de pares”, “Ativismo na luta contra a Aids”, “PrEP e pessoas trans”, “PrEP e HSH” e “Redução de danos e chemsex – sexo químico”), basta acessar o Canal ImPrEP em www.imprep.org ou acessar a conta do projeto no YouTube (projeto ImPrEP INI/Fiocruz)

Texto de Comunicação ImPrEP



Live Autotestagem 04 1
"O pesquisador começou a sua explanação contextualizando as estratégias adotadas para minimizar a interrupção no acesso à profilaxia pré-exposição (PrEP) e ao autoteste de HIV no período da pandemia. Em seguida, falou sobre o contexto das epidemias de HIV e Covid-19 no país e na América Latina. Outro assunto inicialmente abordado foi a adoção da ferramenta da telemedicina entre os usuários da profilaxia. Consultas realizadas pelo telefone ou por aplicativos de mensagens foram fundamentais para a retenção e adesão à PrEP nos últimos meses"

Acesse a matéria completa em: https://imprepemrede.wixsite.com/emrede13/2a-materia
O Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural, da Fundação Oswaldo Cruz (DIHS/ENSP/FIOCRUZ) está com inscrições abertas para o CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, GÊNERO E SEXUALIDADE.


Inscrições do curso: 17/03/2021 a 13/04/2021
Início do curso: 25/05/2021

Acesse o edital completo em: https://www.siga.fiocruz.br/arquivos/ls/documentos/editais/471_2021%20DHGS%20Edital.pdf?fbclid=IwAR24bNdrCx3zOSDpgcbbaFXJupFMjdlSx4Ca-1PSumZFhEJ1N0aSKFDb2zI  






GENERO E SEXUALIDADE

Apoio