Resistência Arco-Íris | Dandarah-RISE

Resistência Arco-Íris | Dandarah-RISE

Notícias

 

O novo #podcast da Escola Nacional de Saúde Pública estreia com a história de Jaqueline Gomes de Jesus, mulher trans negra e professora da Ensp. Psicóloga, professora universitária e ativista brasileira, ela foi a primeira gestora do sistema de cotas para negros da #Universidade de Brasília.

No primeiro episódio, Jaqueline conta sua história de vida pessoal e fala sobre seu campo de pesquisa nas áreas de saúde do trabalhador, gestão da diversidade, trabalho, identidade social e movimentos sociais, com ênfase em gênero e feminismos, orientação sexual e cor.Link na Bio e nos stories!

Ficha Técnica Fala ENSP!

#Ep1: #Gênero, #transfobia no meio acadêmico e desafios na luta contra o #preconceitoCCI - COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONALCoordenação: Filipe Leonel VargasProdução e Reportagem: Danielle MonteiroLocução: Danielle MonteiroGravação: Fábio FerreiraEdição de áudio: Fábio FerreiraDesigner : Lúcia Pantojo#academia #racismo

Informação e comunicação são instrumentos fundamentais para conhecer qualquer doença e, principalmente, combater estigmas e preconceitos.

Nesse sentido, o ImPrEP promoverá na próxima quinta-feira (8/9/2022), às 19 horas, em sua página institucional no Facebook (@imprepbrasil), a live Monkeypox: o que precisamos saber sobre essa doença?

O encontro virtual, uma parceria do ImPrEP com a Aliança Nacional LGBTI+ e o Grupo Arco-Íris, reunirá especialistas e ativistas, contando com a participação da diretora do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) e pesquisadora principal do ImPrEP, Valdiléa Veloso, da infectologista e pesquisadora do INI/Fiocruz Mayara Secco, do presidente do Arco-Íris e diretor de políticas públicas da Aliança Nacional, Claudio Nascimento, e dos educadores comunitários Laylla Monteiro, também do INI, e do professor e educador comunitário do ImPrEP-AM Gabriel Motta, com mediação a cargo de Júlio Moreira, coordenador comunitário do projeto.

O objetivo da live é trazer conhecimento sobre formas de transmissão, cuidados a serem tomados e tratamento, como também debater acerca de alternativas de mobilização comunitária para a disseminação de informações confiáveis visando, principalmente, o combate ao estigma da monkeypox ligado à sexualidade.

No Canal ImPrEP (www.imprep.org) ou na conta institucional no YouTube (projeto ImPrEP INI/Fiocruz), é possível assistir a todas as lives já realizadas:

  • A estratégia da educação de pares
  • Ativismo na luta contra a aids
  • PrEP e pessoas trans
  • PrEP e HSH- Redução de danos e chemsex – sexo químico
  • Autotestagem de HIV como estratégia de prevenção combinada
  • Criação de ambientes favoráveis nos serviços de acolhimento da população LGBTI
  • Estratégias de educação de pares para populações periféricas
  • Existe estigma contra os usuários de PrEP?
  • Prevenção combinada para mulheres cis e trans
  • Saúde mental e prevenção combinada
  • Homens trans e prevenção combinada
  • População negra e prevenção combinada
  • Dia Internacional de Luta contra a Aids
  • Dia Nacional da Visibilidade Trans
  • Dia Internacional de Combate à LGBTIfobia
  • Dia Internacional do Orgulho LGBTI+

Participação especial de Vagner de Almeida, assessor/coordenador de projetos da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids e cineasta; Leonardo Pereira, coordenador do GT de Eventos da Rede Jovens Rio+; Kelly Vieira, educadora de pares e presidente da Associação em Prol da Cidadania e dos Direitos Sexuais Estrela Guia; e Erika Faustino, educadora de pares; e de Júlio Moreira, coordenador comunitário do projeto ImPrEP. Para mais informações, acesse www.imprep.org

 

Semana da Reflexão sobre:  DIA DO ORGULHO LGBTQIA+ - Ninguém vai nos ensinar como amar

Transmissão pelo Youtube, no canal do Legsex

Convidadxs:

20/06 Claudia Reis - Corpos que ensinam: Lesbofobia, godofobia e educação

22/06 Amiel Vieira - Entre a Educação e o Direito de Ser

23/06 Jaqueline Gomes de Jesus - Transfeminismo, por uma educação Transformadora

24/06 Alexandre Bortolini - Porque é pra falar de Gênero, sim!

27/06 Denize Sepulveda - Laicidade, Gênero e Sexualide na Escola

28/06 Erikah Souza Alcântara - Doença e Educação Básica: Experiência de uma professora Trans

Coordenação: Jonas Alves da Silva Júnior - Coordenador da Legsex - Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades - CNPQ/UFRRJ. Pró-Reitor Adjunto de assutos estudantis da UFRRJ

 

 

 

Curso online de Extensão da UFRJ em Educação das Relaçõe Étnico-Raciais

Gênero e Raça, uma Perspectiva inteseccional para a Educação

Professoro convidado: Alexandre Bortolini

Dia 21 de junho, LIVE, às 18:45

Acesso em: relacoesetnicoraciais.com

 

 

 

Apoio