Resistência Arco Íris

Resistência Arco-Íris

Notícias

"O pesquisador começou a sua explanação contextualizando as estratégias adotadas para minimizar a interrupção no acesso à profilaxia pré-exposição (PrEP) e ao autoteste de HIV no período da pandemia. Em seguida, falou sobre o contexto das epidemias de HIV e Covid-19 no país e na América Latina. Outro assunto inicialmente abordado foi a adoção da ferramenta da telemedicina entre os usuários da profilaxia. Consultas realizadas pelo telefone ou por aplicativos de mensagens foram fundamentais para a retenção e adesão à PrEP nos últimos meses"

Acesse a matéria completa em: https://imprepemrede.wixsite.com/emrede13/2a-materia
“Autotestagem de HIV como estratégia de prevenção combinada” é o tema da próxima live ImPrEP, que  vêm acontecendo desde novembro de 2020, tendo os educadores e educadoras de pares (EPs) do estudo  como protagonistas. Além da importância do tema em si, essa live marca o início da parceria com a Aliança Nacional LGBTI+ (aliancalgbti.org.br), que atua na promoção e defesa de direitos humanos e de cidadania dessa comunidade, nesse projeto de encontros virtuais.

 A live, que ocorrerá na terça-feira, 13/4/2021, às 19h, via página do ImPrEP no Facebook (@imprepbrasil), mais uma vez  contará com a mediação  dos  coordenadores comunitários para as populações HSH e trans do projeto, Júlio Moreira e Alessandra Ramos. Na pauta, questões como desafios e benefícios  do autoteste de HIV, formas de criar estratégias para incluir a noção da testagem dentro da perspectiva de prevenção combinada e como o EP pode ser fundamental no vínculo do usuário com os serviços de saúde, no sentido de sanar dúvidas, aconselhar, dar suporte emocional e encaminhar para tratamento do HIV, se necessário. 

Outros assuntos e datas previstos para as lives ImPrEP 2021:  Criação de ambientes favoráveis (18/5) e Estratégia de educação de pares para populações periféricas (8/6). Para assistir às lives já realizadas (“A estratégia da educação de pares”, “Ativismo na luta contra a Aids”, “PrEP e pessoas trans”, “PrEP e HSH” e “Redução de danos e chemsex – sexo químico”), basta acessar o Canal ImPrEP em www.imprep.org ou acessar a conta do projeto no YouTube (projeto ImPrEP INI/Fiocruz)

Texto de Comunicação ImPrEP



Live Autotestagem 04 1
O Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural, da Fundação Oswaldo Cruz (DIHS/ENSP/FIOCRUZ) está com inscrições abertas para o CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, GÊNERO E SEXUALIDADE.


Inscrições do curso: 17/03/2021 a 13/04/2021
Início do curso: 25/05/2021

Acesse o edital completo em: https://www.siga.fiocruz.br/arquivos/ls/documentos/editais/471_2021%20DHGS%20Edital.pdf?fbclid=IwAR24bNdrCx3zOSDpgcbbaFXJupFMjdlSx4Ca-1PSumZFhEJ1N0aSKFDb2zI  






GENERO E SEXUALIDADE

prep
Fonte: imprep.org

"Entre especialistas e pesquisadores não há quem duvide que a profilaxia pré-exposição (PrEP) foi uma importante ferramenta de prevenção desenvolvida contra o HIV nos últimos anos. Mas só agora algumas preocupações sobre a profilaxia estão sendo melhor compreendidas, por exemplo, em relação a   infecções sexualmente transmissíveis (IST), como sífilis, gonorreia e clamídia."

Para ler a notícia completa, acesse: http://imprep.org/2021/02/05/prep-nao-aumenta-a-incidencia-de-ist-2/

 

Apoio