Resistência Arco Íris

Resistência Arco-Íris

Notícias

 

Uma de nossas grandes potências na luta pelos direitos humanos e das pessoas LGBTQIAP+, especialmente das pessoas travestis e transgênero, nos deixou tão precocemente. Alessandra Ramos, partiu no dia 15/05/2022, dia Nacional do Orgulho de Ser Travesti e Transxual. Reproduzimos a nota de pesar do Grupo Arco-Íris que homenagea  a produtora cultural e ativista e narra com louvor seu rico percurso.

Alessandra Ramos Makkeda, presente!

NOTA DE PESAR

Alessandra Ramos (Makkeda) - 08/10/1981 – 15/05/2022

O Grupo Arco-Íris está de luto e lamenta a partida precoce da doce e querida Alessandra Ramos na tarde deste domingo. Segundo a família, ela não estava se sentindo bem e na tarde de domingo teve um mal súbito, vindo à óbito. Ela iniciou sua trajetória ativista no Grupo Arco-Íris, ainda antes de sua transição, em meados dos anos 2000, participando de atividades comunitárias, dentre estas como intérprete de Libras no projeto de prevenção voltado para homens gays surdos e na organização da Parada do Orgulho LGBTI+ do Rio.

Após sua transição para o gênero feminino, passando por altos e baixos, atuou no Programa Rio sem Homofobia, no Conselho Estadual LGBTI+, no Grupo Pela Vidda RJ, Criola, Fórum TT do RJ e por entre várias instituições e redes da sociedade civil organizada, tendo se tornado uma das mais expoentes e potentes vozes negras do Movimento LGBTI+ Brasil. Dotada de um carisma e inteligência ímpar, falava vários idiomas e participou de várias atividades em redes nacionais e internacionais nos movimentos sociais. Com forte atuação no controle social da saúde e no movimento de prevenção ao HIV/AIDS, atuava como uma das coordenadoras de mobilização comunitária do projeto ImPrEP Brasil, do INI-Fiocruz.

Fundou e presidiu o Instituto Transformar Shelida Ayana, um coletivo de Mulheres e Homens Trans, Transmasculines, e Travestis, atuando no combate à LGBTIfobia, na promoção dos direitos humanos e no combate à desigualdade racial e de gênero. Além disso, era Coordenadora da Área de Mulheres Trans da Aliança Nacional LGBTI+ e ainda grande parceira do Movimento de Homens Trans e pessoas Transmasculines, especialmente da Liga Carioca Transmasculina João W. Nery. Também era uma voz importante na luta pelos direitos da população LGBTI+ encarcerada, participando de diversos espaços de debate junto à Gestão Pública do Sistema Penitenciário. Foi assessora parlamentar do então Dep. Federal Jean Wyllys e atualmente era assessora da Dep. Estadual pelo Rio de Janeiro Dani Monteiro do PSol.

Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+

De maneira concisa, o projeto TRANS∙former intenta se somar aos movimentos de formação, de colocação profissional e reintegração social, de resgate da autoestima e da cidadania de pessoas travestis e transexuais. Além disso, pretende-se desenvolver as competências necessárias para que estas pessoas prestem a prova do DELF A1. As vagas para o curso são limitadas e ele será ministrado presencialmente no campus Realengo II, do Colégio Pedro II.

Notícia: https://cp2.g12.br/component/content/article.html?id=11549

Inscrições: https://docs.google.com/.../1FAIpQLSeBBlvyhyuS.../viewform

 

Na última sexta-feira (6), a Volkswagen do Brasil publicou a imagem de um casal gay para uma publicidade do VW Polo 2023. Na foto, os dois homens, que também são um casal na vida real, aparecem abraçados à frente do carro. Murillo e Diego Xavier, participaram de uma campanha para a marca em 2021.

A foto publicada nas redes sociais da marca, é uma de várias imagens de casais LGBTQIA+ reais que já foram postadas pela Volkswagen. A publicidade do novo polo com a foto do casal gay traz uma legenda focada em atributos do carro.

Leia mais em:

https://gay.blog.br/mercado/casal-gay-aparece-em-publicidade-da-volskwagen-para-divulgar-o-novo-polo/?fbclid=IwAR3yTwZ0gcN-WmPiSIre7M305mzpooHD4I5ZiWGKgw2VwuAe_VR1zg67ibQ

Ex-astro infantil e sucesso na década de 1980, Juninho Bill falou sobre a convivência com o filho trans. O menino tem 8 anos. Ex-integrante do Trem da Alegria, ele contou que ainda está se acostumando a tratá-lo no masculino.

“Tenho um filho trans. A Manu... A Manu, não, o Manu. É um menino trans. Eu tenho que me acostumar a falar filho. Nasceu menino em corpo de menina”, disse Juninho em entrevista ao programa de Rê Agapito, no YouTube.

Leia mais em:

https://extra.globo.com/famosos/ex-astro-mirim-juninho-bill-fala-da-convivencia-com-filho-trans-de-8-anos-nasceu-menino-em-corpo-de-menina-25505935.html?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=Extra

Para marcar a importância do Dia Internacional de Combate à LGBTIfobia, o ImPrEP promoverá, no dia 17 de maio de 2022, às 19h, uma live com a participação de convidados especiais e especialistas no tema, contando com a mediação dos coordenadores comunitários para as populações HSH e trans do ImPrEP, Júlio Moreira e Alessandra Ramos.

Mais uma vez realizado em parceria com a Aliança Nacional LGBTI+, o encontro virtual do ImPrEP será transmitido pela página institucional no Facebook (@imprepbrasil) e debaterá questões importantes, como o acesso à saúde integral por parte da população LGBTI+ e o impacto da violência na autoestima e no autocuidado dessas pessoas, afetando de forma direta o seu comprometimento com a prevenção ao HIV. Além disso, a live quer reforçar a relevância da luta contra a LGBTIfobia em relação à quebra de barreiras e preconceitos na sociedade brasileira.

No Canal ImPrEP (www.imprep.org) ou na conta institucional noYouTube (projeto ImPrEP INI/Fiocruz), é possível assistir a todas as lives já realizadas:

A estratégia da educação de pares | Ativismo na luta contra a aids | PrEP e pessoas trans- PrEP e HSH | Redução de danos e chemsex | sexo químico- Autotestagem de HIV como estratégia de prevenção combinada | Criação de ambientes favoráveis nos serviços de acolhimento da população LGBTI | Estratégias de educação de pares para populações periféricas | Existe estigma contra os usuários de PrEP? |  Prevenção combinada para mulheres cis e trans- Saúde mental e prevenção combinada | Homens trans e prevenção combinada- População negra e prevenção combinada | Dia Internacional de Luta contra a Aids | Dia Nacional da Visibilidade Trans

 

Apoio